quinta-feira, 5 de setembro de 2024

EDUCAÇÃO, RAIZ E SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS

    Nosso país tem acumulado décadas e mais décadas perdidas em sua trajetória de desenvolvimento, sempre em razão das más decisões e das opções equivocadas nas políticas da Educação. 

    Desde reformas ortográficas na contramão da norma culta do idioma ou das características específicas de um país com dimensões continentais, como ocorrido quando o Brasil propôs a unificação ortográfica e gramatical da língua portuguesa aos países lusófonos e, apesar da proposta ter sido recusada por TODOS, acabou por implementar a reforma internamente sem que houvesse um porquê que a justificasse de fato. 

    Na verdade foi praticamente uma agressão à pátria mãe e uma decisão que contraria uma norma universal de respeito às particularidades regionais dos países que compartilham um mesmo idioma, algo mais que transparente quando observamos as diferentes vertentes do inglês (Reino Unido, USA, Austrália, etc.), do espanhol (Espanha, Argentina, Colômbia, etc.) ou do francês (França, Canadá, Polinésia, etc.), por exemplo.

    Em um Brasil com imensas dificuldades estruturais pelo gigantismo de seu território e pela heterogeneidade do seu tecido social, as escolhas de metodologias anacrônicas, ultrapassadas e universalmente rejeitadas, só contribuiu para que o abismo de resultados negativos refletisse de forma cruel na sociedade e, por conseguinte, na capacidade produtiva do país através dos anos. 

    A adoção de absurdos como aprovação automática nas escolas públicas, tutela ideológica no corpo docente, ter Piaget e Paulo Freire como mentores inquestionáveis a despeito dos resultados trágicos obtidos, ignorar matérias essenciais na grade escolar e, com isso, não capacitar  os jovens para o mercado de trabalho; são tantos os equívocos que nos faltaria espaço aqui para elencá-los. 

    Recuperar o tempo perdido e redirecionar os rumos da política educacional em nossa sociedade é prioridade máxima no mandato de Claudio Ramos à frente da Prefeitura de Maricá, ao lado da questão Sanitária, sem o que torna-se impossível melhorar índices na Saúde e, tão grave quanto, crescer a capacidade cognitiva das crianças nas salas de aula; é tudo interligado, o que torna essa missão um esfôrço amplo envolvendo múltiplas áreas.

    Um dos caminhos escolhidos por Claudio Ramos é a implantação de Escolas Cívico Militares em Maricá, levando os jovens à escola em tempo integral e uma grade com educação financeira, moral e cívica, português, matemática, ciências e demais áreas vitais para entregar pessoas capacitadas ao mercado e não idiotizadas por uma ideologia nefasta que forma militontos...

    Por outro lado, a conclusão de todas as obras de construção/reforma de unidades escolares hoje em andamento no município, assim como a ampliação da rede disponível para elementar e secundário, é um dos compromissos da administração Claudio Ramos.

    Há mais peculiaridades no projeto para a Educação na plataforma de Claudio Ramos, mas não é aqui o fórum adequado nem o momento mais correto para explicitar detalhes, posto que o certame eleitoral em curso é demasiado intrincado para mais revelação às vésperas da escolha final do eleitor. 

    Maricá pode entrar em um ciclo virtuoso e abandonar as práticas clientelistas e assistencialistas que têm condenado os munícipes a uma  degradante dependência, basta sair do conformismo e levar às urnas seu desejo de varrer essa esquerda da cidade conduzindo Claudio Ramos à Prefeitura.


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